Prefeitura promove a capacitação para Guarda Civil Municipal
“Precisamos ter segurança para oferecer segurança à comunidade” é a justificativa do guarda civil municipal Jairo Nunes para a inclusão do treinamento especializado em “Armas e Tiros” na formação da corporação. Jairo é um dos 19 homens do efetivo da Guarda Civil Municipal de Itabuna que participou de um curso de 476 horas, em Lauro de Freitas, dos dias
As aulas foram ministradas por 12 professores do Centro de Formação de Segurança e Vigilância autorizadas pelo Ministério da Justiça e organizadas em parceria com a Guarda Municipal de Salvador, Polícia Federal e Academia de Polícia Civil da Bahia. Os guardas aprenderam a manusear armamentos, receberam orientações de primeiros socorros, abordagem correta e ação e reação.
A formatura da primeira turma está prevista para o mês de maio, pois há a necessidade de organização da documentação para encaminhar a Polícia Federal, que liberará o Certificado de Registro de Arma de Fogo - CRAF para portar pistola 380, revólver calibre 38 e espingarda calibre 12, isso deve acontecer em até 30 dias. Mais 200 guardas do efetivo devem fazer o curso ainda este ano, segundo a secretária de Administração Mariana Alcântara. Os professores serão contratados para vir a Itabuna oferecer o treinamento e garantir que todos possam ser capacitados.
O GCM Valdir Francisco, que também participou do curso, elogiou o prefeito Claudevane Leite que deu um passo importante apoiando com investimento total do Município a segurança pública. Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Roberto Góes, o uso das armas é para patrulhamento preventivo e segurança dos próprios guardas. “O combate e a repressão ficam por conta da polícia” disse. Itabuna é uma das primeiras cidades da Bahia que começa a organizar a capacitação da Guarda Civil.
Nova capacitação será realizada para o efetivo, dos dias de